Segunda a Sexta - 8h às 19h | +55 48 9 9903-2780

5 ERROS MAIS COMUNS ENCONTRADOS NOS CURRÍCULOS EM 2019 – Por Currículo 10

É… O Ano de 2019 se foi. Mas, como você o enxergou? Um ano a mais ou um ano a menos?

Para o Currículo 10 foi um grande ano. Aprendemos, erramos, choramos e, claro, sorrimos. Sorrimos muito. Crescemos de forma significativa em todos os aspectos. Ah, e nosso idealizador, Wendell, tornou-se papai de uma linda menina, a Luísa, que veio ao mundo neste 2019 para abrilhantar ainda mais este ano repleto de conquistas, e foi sem dúvidas a maior delas. Uma conquista – e um amor – para a vida toda!

Mas, estamos aqui para trazer algo muito importante.
Pensando sempre em auxiliar nossos clientes e parceiros, nós, do Currículo 10 (eu e os demais Consultores), fizemos um levantamento dos erros mais comuns e identificados nos currículos analisados, a fim de elencá-los para que possamos, juntos, dissecá-los e estudarmos as melhores formas de extingui-los dos olhos dos recrutadores.

No total analisamos gratuitamente aproximadamente 4.598 currículos, e elaboramos cerca de 1.482 novos currículos.

 

1 – OBJETIVO PROFISSIONAL CLICHÊ / FALTA DE FOCO

É o erro mais comum de todos. Os profissionais ainda insistem em frases, como: “Crescer profissionalmente e compartilhar minhas experiências”, ou “Trabalhar em qualquer área”.
Esqueça isso! Seja claro e direto.
Mencione a área de atuação ou cargo almejado
– Engenheiro Civil; Analista Administrativo; Coordenador de Marketing; Auxiliar de Recursos Humanos, ou Área Financeira, Área de Departamento Pessoal, Área Fiscal, etc.

 

2 – CURRÍCULOS EXTENSOS

Não é o erro mais comum, mas acredito que seja um dos mais graves. Cuidado ao elaborar seu currículo. Mais cuidado ainda em se apresentar com currículos pesados, com mais de 2 páginas. Percebemos muitos profissionais de 20 até 25 anos com currículos de 3 páginas. NÃO!!!! São RAROS os casos de currículos de 3, 4 páginas, por exemplo. Tudo depende do segmento, área e de quem vai receber o documento.
Seja sucinto, direto e objetivo.
“Encha linguiça” no seu perfil do LinkedIn. Aqui você pode escrever à vontade, hehe.

 

3 – ERROS DE PORTUGUÊS/ORTOGRAFIA

Desculpem este termo, mas é “broxante” a leitura de um currículo com erros de português. O próprio programa Microsoft Word tem um revisor de ortografia e gramática. Ou melhor, peça para um amigo, colega, tio, irmão, esposa para revisar o texto. Mesmo que seja um erro pequeno, uma letra não encaixada e esquecida pode custar muito caro!

 

4 – TELEFONE SEM DDD

É verdade, rs. Diversos profissionais deixam de forma bem explícita que podem viajar pela empresa, ou melhor, que podem mudar de estado ou país. Mas na hora do telefone/celular, cadê o DDD???
Será mesmo que o Recrutador, por mais que o currículo seja atrativo, vai pesquisar o DDD da cidade X+Y no Google? Atenção! Não custa nada colocar o telefone/celular de forma completa.

 

5 – FALTA DE CREDIBILIDADE NAS INFORMAÇÕES

Confiança e credibilidade nos dados e informações contidas no seu currículo é tudo! Ou seja, coloque o ano de conclusão da Graduação ou do Curso Técnico realizado. Escreva o período exato que você permaneceu em determinada empresa, por exemplo: Maio de 2018 até Junho de 2019.
É muito comum nos currículos analisados acharmos de uma forma mais crua, como:
– EMPRESA ABC – 2 anos.
– EMPRESA ALÔ – 6 meses.
– Graduação em Engenharia Civil – concluído.
Cadê a credibilidade?

 

De mais a mais, nossa equipe do Currículo 10 coloca-se inteiramente à disposição para auxiliá-los em tudo o que estiver ao nosso alcance, e aproveitamos para desejar a todos os nossos clientes e parceiros um excelente final de ano, repleto de saúde, sucesso, prosperidade e realizações.

Que em 2020 possamos renovar nossos vínculos e, juntos, alcançar nossos objetivos, principalmente daquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho!

Feliz 2020!

 

 

5 dicas para voltar ao mercado depois de uma pausa na carreira

Deixe um Comentário





X