Ajude o Currículo 10 chegar ao top 20 do prêmio iBest – Influenciador de RH 2024 – Vote em Wendell Oliveira

7 dicas para dominar o nervosismo e a timidez na entrevista de emprego

A entrevista de emprego pode ser um momento assustador para as pessoas tímidas e introvertidas. Falar sobre si mesmo para pessoas desconhecidas causa um nervosismo e tanto! Porém, a entrevista é uma etapa necessária e quem quer conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho precisa passar por ela. Existem diversas formas de vencer este medo e sair da entrevista confiante. Confira X dicas para ter sucesso na entrevista de emprego:

1 – Treine em casa

Pesquise tudo sobre a vaga em questão e a empresa que deseja trabalhar. Além disso, prepare-se para falar de si mesmo, principalmente sobre suas competências e trajetória profissional. Essa reflexão trará mais clareza e segurança na hora de falar. Quanto mais preparado você estiver, melhor fluirá a sua conversa com o recrutador. Além disso, treine em casa com os amigos, familiares ou até mesmo na frente do espelho, para que possa entender onde pode melhorar.

2 – Tente relaxar

Se você já está nervoso(a), ficar pensando em como será a entrevista só trará ainda mais angústia. Tente fazer atividades que considere relaxantes. Ler um livro, ouvir uma música ou até mesmo um exercício de respiração podem ajudar muito a conter o nervosismo e relaxar nos momentos que antecedem a entrevista.

3 – Seja você mesmo

Se você é tímido ou introvertido, assuma essas características. De nada adianta tentar se mostrar extrovertido e transparecer uma personalidade que não é a sua. Primeiro, porque os recrutadores são experientes e rapidamente vão desvendar que aquele não é o seu perfil. Além disso, este tipo de comportamento só deixará você ainda mais tenso. Você precisa se concentrar em mostrar o melhor lado de si mesmo!

4 – Sem pressa

Os introvertidos geralmente precisam de mais tempo para refletir e elaborar uma resposta. Respeite o seu tempo! Claro que não é possível perder meia hora ao formular uma resposta, mas de nada adianta ficar nervoso(a). Respire fundo e pense com clareza antes de falar.

⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

5 – Fale sobre suas paixões

Uma forma de se sentir mais à vontade é falar sobre aquilo que gosta. Durante a entrevista, lembre-se de mencionar as situações que mais lhe fizeram feliz em sua carreira. Uma promoção, uma meta atingida, um prêmio… tudo isso agrega valor à sua imagem e com certeza o fará relaxar.

6 – Postura

Durante a entrevista, fique atento para não apoiar-se nos móveis, ficar com objetos nas mãos (caneta, papel…), cruzar os braços, roer as unhas ou ficar olhando para o chão ou para o teto. Tente manter as mãos em seu colo e olhe sempre para o recrutador, afinal vocês estão apenas conversando.

7 – Linguagem

Procure não pecar pelo excesso: falar muito alto ou muito baixo. Evite utilizar termos estrangeiros se não estiver habituado(a) com a pronúncia, contar muitos detalhes para não se perder e ser repetitivo. Outra dica é cuidar com os vícios de linguagem: ‘Tá?’, ‘Né?’, ‘Ok?’, ‘Entendeu?’, ‘Tipo assim, ‘A gente’, entre outros.

Lembre-se: a sua timidez não é e nem será um problema para a sua carreira. Você tem inúmeras qualidades e, além disso, pode desenvolver a sua fala em cursos de oratória. Aproveite as dicas e boa sorte na entrevista!

http://www.curriculo10.com.br/2018/09/25/conheca-alguns-cases-de-sucesso-do-curriculo-10/


Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram
plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.