7 passo para o Planejamento de Carreira


Saber fazer um planejamento de carreira é fundamental para desenvolver competências e conhecimentos.

Primordial para alcançar seu objetivo profissional, devido a tantas competições e exigências do mercado de trabalho. Quer saber como começar? Vamos lá:


1. Estude o cenário atual

Como será o cenário pós-pandemia? Quais competências serão valorizadas, as áreas que estarão em alta, os cargos e habilidades mais buscados?

É preciso entender o cenário para saber como aproveitar as tendências da melhor forma.

Para isso, é muito importante ler notícias, estudos, acompanhar as vagas publicadas no LinkedIn e procurar conhecimento atualizado sobre sua área de atuação. 


2. Defina seus objetivos

Como você pode atingir um objetivo se não sabe qual é? É muito importante que você saiba onde quer chegar para traçar um plano e manter o foco.

Quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso.


3. Monte um cronograma de ações

Agora é hora de avaliar os caminhos que levarão você ao seu objetivo. Pesquise os cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir a experiência exigida.

Acima de tudo, divida o plano em pequenas metas, que sejam facilmente mensuráveis. Durante o percurso, você deve verificar se o plano está sendo seguido.


4. Considere suas motivações

Que motivos você tem para querer crescer profissionalmente? Por que você quer uma promoção? Ou por que quer trabalhar em determinada empresa?

Por tanto, encontre suas razões, com sinceridade, porque isso ajuda a manter viva a vontade de seguir seu plano.


5. Faça uma autoavaliação

Quais competências, comportamentais e técnicas, você tem e quais precisa desenvolver?

Faça uma lista dos seus pontos fortes e daquilo que você sabe que precisa melhorar (mesmo que não tenha vontade). Para crescer, é preciso se aprimorar!


6. Detalhe cada passo que precisa dar

Depois de fazer a autoavaliação, é hora de detalhar o plano para correr atrás do que você precisa melhorar.

Por exemplo, seu inglês é até bom, mas o cargo que você quer ocupar exige fluência no idioma e isso você não tem. É hora de buscar um curso! 


7. Comemore as pequenas vitórias

Neste processo, é importante comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho.

Em outras palavras, sempre que você alcançar uma meta, mesmo que seja pequena, faça alguma coisa especial para você. Você merece, sim!


Por fim, para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina. Também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado.

O importante é não desistir assim que o primeiro obstáculo aparecer. Mantenha-se firme para seguir as recomendações. E boa sorte com seu planejamento de carreira!








Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra

plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.