Como fazer networking internacional em tempos de pandemia

O Coronavírus trouxe inúmeras mudanças para a nossa rotina diária. No mercado de trabalho não foi diferente. As relações entre as pessoas agora são estreitadas através da tela de um celular, tablet, notebook etc. No mundo executivo, o networking é um fator indispensável. Porém, as viagens internacionais para participar de feiras, workshops e outros eventos, que proporcionam inúmeros contatos e negócios, terão de esperar. Com o isolamento social, temos que utilizar a tecnologia a nosso favor!

Para fazer networking com pessoas de outros países, o primeiro passo é identificar em quais redes sociais os seus contatos mais importantes se encontram. Comece a trabalhar mais a sua imagem ou da sua marca nestas redes para atrair atenção e interesse. Além das pessoas que já interagem com você nas redes sociais, procure novos contatos. O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima rede para ampliar o networking. Sugira videochamadas com contatos potenciais, promova um momento para tomar um café ou chá e conversem, de forma despretensiosa.

Um dos diferenciais do networking está mais em servir do que ser servido. Procure, então, estar presente de forma verdadeira na vida dessas pessoas, mostrando empatia com este momento. Um dica é enviar mensagens para os contatos importantes, questionando como estão se adaptando a este momento e se é possível ajudá-los de alguma forma, sempre mostrando preocupação com o bem-estar do outro(a).

Para chamar a atenção dos seus contatos, produza conteúdos. Fale sobre assuntos relevantes, especialmente sobre este momento de pandemia. Desta forma, você se mostra presente e antenado, além de proporcionar empatia. Por último, mas não menos importante, cuide da sua saúde mental. Em momentos de incertezas como este, ninguém está imune a sentimentos como ansiedade e insegurança. Tenha um tempo só para você, para se autoconhecer e saber como pode reagir. Quando se sentir mais disposto(a), entre nas redes sociais e coloque todas as dicas em prática!


Deixe um Comentário





X