Segunda a Sexta - 8h às 19h | +55 48 9 9903-2780

Currículos, beleza e algumas verdades.

Vemos muitas pessoas vendendo sonhos impossíveis e não um suporte para a realidade. Um auxilio para que a pessoa se posicione melhor no mercado de trabalho.

Essas campanhas incríveis que vão mudar a sua vida tem mais engajamento e impacto sentimental do que promover certas verdades.

Não é legal, afinal engajamento é importante e impressionar é uma ótima arma de persuasão.

 

“Ei entrega um currículo nessa empresa que eles estão precisando de gente”

Contudo, quando o individuo se depara com uma realidade de probabilidades, de necessidade de conhecimento para que possa transitar tendo poucos prejuízos e um retorno sobre o investimento, que na verdade seria um emprego para se sustentar.

Ele começa a se questionar sobre o que realmente esta acontecendo e o por que de tanta propaganda que não de vendas de possibilidades improváveis de acontecer.

O currículo é um documento que mostra o seu portfolio de capacitações para que o que mercado de trabalho simbolizado pelas empresas, empreendedores e demais pessoas que solicitam serviços as suas necessidades vão ter conhecimento para que possa em troca de um valor ter o que precisam.

Logo uma ótima estrutura, layout, formatação e as informações necessárias, já mostram do que o profissional é capaz.

Um currículo bem organizado passa a imagem do profissional, se ele é uma pessoa que possui valores. Estranho? Nem um pouco.

Muitas empresas solicitam um currículo com foto. Geralmente são que trabalham com comunicação ou vendas.

E acredite, a imagem e organização são o diferencial.

Claro, a estética da pessoas será o ponto forte devido ao nicho de mercado e os critérios de marketing.

 

“Qual foto eu vou colocar aqui no currículo para enviar para aquela vaga de vendedor? Ah! usarei essa do instagram que eu pareço bem sucedido.”

Isso seria um preconceito contra pessoas feias? Pessoas de estética inferior(um nome menos agressivo) são incompetentes?

Depende. Algumas sim, sinto muito para os críticos de plantão.

Isso também se aplica a pessoas “bonitas”.

 

Mas entenda que:

 

  • O mercado de trabalho a primeira impressão sempre vai contar.
  • O mercado de trabalho julga o livro pela capa sim.

Se você não tem uma boa apresentação, seja na metodologia de apresentar um currículo ou na apresentação pessoal, que credibilidade você vai passar? As pessoas tem esse receio e até repulsividade pelo que é feio, desorganizado e mal estruturado.

Acredite…

Por isso há um bilionário mercado no marketing e apresentação. Onde se sua das mais incríveis técnicas para demonstrar que tal produto ou serviço vai mudar sua vida.

Eles trabalham para que algo que você nem se quer faz questão de usar vire uma necessidade.

Nenhuma propaganda é feita com pessoas de estética fora do padrão. Apresentadores, grandes celebridades e demais personalidades que compõe o Brasil em seus lugares estratégicos possuem um alto investimento em imagem.

No currículo não seria diferente. A sua organização e ótima estruturação vai alavancar as suas chances de ir para aquela entrevista tão desejada.

Desculpem os politicamente corretos. Sei que há injustiça muitas vezes.

Contudo, ao virar a esquina, isso se mantém.

Por fim, Darwin tinha razão.

O melhor é aquele que se adapta.

 

Autor:

Consultoria de Carreira com Psicólogo Fernando Sabino Goes


Fernando Sabino Goes

Consultor de Carreira – Currículo 10
Psicólogo – CRP – 16588


 

 

Os 6 erros mais comuns nos currículos. Saiba quais são para você NÃO cometer!

Deixe um Comentário





X