Foi demitido(a)? Saiba como voltar ao mercado de trabalho

A taxa de desemprego teve um aumento de 12,2% no primeiro trimestre do ano, segundo o IBGE. A alta se deve aos efeitos do Coronavírus e pelas demissões de trabalhadores temporários no início do ano.

A pandemia tem dificultado ainda mais a busca de quem procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Setores como o turismo e eventos enfrentam tempos difíceis, as empresas desses segmentos quase não estão contratando. Por outro lado, empresas de Tecnologia da Informação estão com muitas demandas e, por isso, buscam novos talentos.

Seja qual for o setor que você atua, ter um bom planejamento é essencial na busca por recolocação. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar quem quer e precisa voltar ao mercado de trabalho. Confira:

1 – Networking

Uma boa rede de contatos é importante em qualquer ocasião, mas em tempos de pandemia é ainda mais essencial. As pessoas tendem a estar mais disponíveis e solidárias para ouvir quem está em busca de novas oportunidades. O LinkedIn é uma forma de conhecer pessoas e ampliar a rede de contatos. Apresente suas experiências e planos aos novos contatos!

2 – Mercado

Avalie suas habilidades e o que o mercado está precisando no momento. Desta forma, ficará muito mais fácil definir seus diferenciais e a abordagem a ser feita ao possível empregador. Além disso, caso tenha alguma especialidade pode cogitar dar aulas ou oferecer serviços/produtos pela internet.

3 – Saúde mental

Os cuidados com a saúde mental devem ser prioridade neste momento. O equilíbrio é importante para elaborar o planejamento e transmitir a mensagem que deseja passar. Exercícios físicos, meditação e técnicas de respiração podem ajudar a manter a saúde mental em dia.

4 – Desenvolva habilidades

Durante o tempo livre, busque cursos e conteúdos para desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que você já tem. Uma dica é treinar para entrevistas por videochamada. Se preparar com antecedência para saber como agir em frente à câmera e como utilizar as plataformas de vídeo é essencial nos dias de hoje. Cursos de idioma também são ótimas opções para quem quer desenvolver uma nova habilidade

5 – Confiança

Nessas horas, tudo parece estar dando errado e isso traz uma série de sentimentos negativos, como o desânimo. Porém, é importante lembrar que não podemos ter o controle sobre tudo. Hoje em dia, se adaptar às novas realidades, que surgem cada vez mais rápido, é de extrema importância para o mercado de trabalho. Continue a sua busca, as oportunidades vão chegar!

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática.

Com informações site Pequenas Empresas e Grandes Negócios


Deixe um Comentário





X