Indicações de profissionais para as empresas: saiba as vantagens e desvantagens

Há uns 10 anos, ser contratado por indicação de um colega, parente ou diretor de uma empresa não era algo visto com bons olhos. Para a equipe, a pessoa indicada não era um bom profissional, pois não conquistou a vaga por seus devidos méritos. Hoje, o cenário já é bem diferente. A tendência QI (Quem Indica) vem reforçando mais a importância das redes de contatos. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as indicações transmitem confiança. Para ser indicado a alguma vaga, é necessário que a pessoa que está indicando confie no seu trabalho e acredite que você vai dar conta do recado.

⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

Vantagens e desvantagens do QI

Estudos mostram que para quem indica a expectativa é muito maior. A pessoa praticamente assume a responsabilidade pelo trabalho desempenhado pelo indicado. Se o resultado não agradar, tende a perder credibilidade com a empresa. Por outro lado, se a indicação dar certo, o profissional mostrará que possui um bom network e círculo de influências. Por isso, para quem indica, é importante seguir os seguintes passos:
  • Entender as responsabilidades da vaga
  • Ter certeza de que o indicado possui as competências técnicas e comportamentais para a vaga
  • Explicar para o indicado a cultura da empresa, verificar se ele se encaixa no perfil e tem interesse pela vaga
Para o indicado, o cuidado deve ser o mesmo. O profissional deve ter o bom senso de que adquiriu uma grande responsabilidade. Afinal, o desempenho de seu trabalho impacta em quem o indicou. Por isso, se você for o indicado, busque entender a cultura da empresa e se tem perfil para a vaga. Uma aposta mal feita na sua carreira pode acabar impactando a sua rede de contatos.
Saiba o que você precisa para fazer um Planejamento de Carreira

Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram
plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.