Saiba como criar um plano de carreira

Se você quer ter uma carreira de sucesso, precisa traçar um plano para ela! Seja para conseguir o emprego dos sonhos, ser promovido, se tornar um líder… tudo isso requer muito preparo e disposição. Colocar os seus objetivos na ponta do lápis é o primeiro passo para conquistar os seus sonhos profissionais. Para facilitar, vamos mostrar como você pode criar um plano de carreira. Confira:

1 – Arrisque-se

Ampliar os horizontes fará toda a diferença na sua vida profissional. Por isso, não tenha medo de correr riscos. Arrisque-se em novas experiências, mesmo que não tenham a ver tanto assim com a área que você almeja. Durante essas experiências, você pode ampliar a sua rede de contatos, ter novas ideias e até quebrar barreiras que nunca imaginava que iria conseguir. Sair da zona de conforto é uma das principais características que um grande profissional deve adquirir.

2 – Reflita sobre onde você está

Busque entender como você se sente sobre a sua vida profissional atual. É feliz com o que faz? Quais são as atividades que você mais gosta de fazer? E as que não gosta tanto assim? Isso tudo pode lhe ajudar a definir o passo a seguir.

3 – Reflita sobre onde você quer chegar

Onde você quer estar daqui a cinco ou 10 anos? Com o que você mais gosta de trabalhar? Quais são suas principais habilidades e competências? Quando você tem em mente um objetivo, tudo fica mais fácil de planejar e aproveitar as oportunidades.

⇒ Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

4 – Reflita sobre o porquê você quer chegar lá

Isso lhe dará forças para traçar metas e atingir o seu grande objetivo. Porque mudar de carreira ou ser promovido é tão importante para você? O que isso lhe proporcionará? Com essas questões respondidas, você terá foco para tirar o seu plano de carreira do papel.

5 – Defina suas metas

Agora que você tem certeza do que quer, planeje como chegar lá. Trace metas para alcançar seus objetivos. Descubra a distância que separa você do seu objetivo, divida essa distância em espaços menores e identifique o que você precisa aprender, adquirir ou mudar para chegar lá.

6 – Invista em autoconhecimento

Após descobrir seus pontos fortes e fracos, invista em aprimorá-los! Desenvolva habilidades e competências que ajudarão você a conquistar seu objetivo. Invista em cursos, palestras, workshops e até em uma graduação se for preciso.

7 – Defina prazos

Depois de alinhar todos esses passos, estipule prazos para concluir cada etapa. Desta forma, você manterá o foco em seu objetivo. Ao definir os prazos, leve em conta os obstáculos que irá enfrentar.

Seguindo todos esses passos, você faz do seu plano de carreira um verdadeiro mapa para conquistar o seu grande objetivo profissional!

Com informações site Na Prática


Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog. Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagram
plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.