Saiba como fazer um currículo para a área de TI

O avanço da tecnologia tem proporcionado crescimento para muitas áreas. Uma delas é a de Tecnologia da Informação (TI). Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI é um dos segmentos que mais empregam no país: são mais de 1,3 milhão de postos de trabalho no setor. Responsáveis por planejar e gerenciar dados e toda a rede de tecnologia das empresas, os profissionais de TI têm, em média, uma remuneração de R$ 5 mil.


Apesar das inúmeras oportunidades no mercado, chamar a atenção das empresas não é uma tarefa fácil. Além das inúmeras especialidades, elas buscam profissionais diferenciados e comprometidos com os resultados. Diante deste cenário, como se destacar entre os inúmeros candidatos? 


Análise Gratuita de Currículo – Enviando seu currículo para as empresas e não está sendo chamado para entrevistas? Faça agora uma ANÁLISE GRATUITA de seu currículo e saiba o que você deve melhorar! Garanta mais entrevistas de emprego!

O currículo é a porta de entrada de qualquer profissional na empresa. Para chamar a atenção dos recrutadores, os currículos para esta área têm algumas particularidades em relação aos demais. Vamos elencar algumas delas:


  • O currículo dos profissionais de TI deve ter um campo para enaltecer a proficiência em programas, softwares, linguagem de programação, sistemas, suporte, projeto etc. Este campo pode chamar-se Formação Complementar.
  • Os profissionais de TI costumam fazer diversos cursos para aprimorar cada vez mais o conhecimento na área. Não é necessário elencar todos os cursos, pois pode deixar o currículo muito extenso. O ideal é fazer um levantamento de 10 a 15 cursos mais importantes ou recentes. Esses cursos devem ser incluídos no item Formação Complementar.
  • Os profissionais de TI devem também dar um destaque para o campo Certificações. Além de atestar que os candidatos estão sempre em busca de constante atualização profissional, as certificações mostram que empresas conceituadas testaram e aprovaram seus conhecimentos na área.
  • Seja claro e objetivo. Os currículos de TI costumam ter inúmeras informações. Para que elas não fiquem confusas e extensas, despertando a atenção dos recrutadores, procure trabalhá-las de uma forma sucinta.
  • Outra dica que não pode faltar é a questão do layout. A área de tecnologia remete à elementos modernos. Por isso, invista em um layout mais elaborado para o currículo, desde que não interfira na organização das informações.

Gostou das dicas? Agora é só aplicá-las no seu currículo!

Deixe um Comentário





X