Saiba como fazer um currículo para uma vaga de emprego em Portugal


Portugal é um dos países preferidos dos brasileiros que escolhem morar fora do país. Para quem sonha em encontrar um emprego em Portugal, enviar o currículo para empresas que oferecem oportunidades no país é essencial. Algumas questões são bem importantes para se considerar na hora de elaborar o documento.


Existe um modelo de currículo profissional usado na Europa, no qual as características profissionais do candidato são colocadas em um modo padrão. O EuroPass é o mais conhecido e utilizado. O Currículo 10 oferece o serviço de elaboração de currículo neste formato! Saiba mais aqui.


Confira, agora, algumas dicas para fazer um currículo para uma vaga de emprego em Portugal:


Currículo resumido e objetivo

Assim como no currículo para vagas no Brasil, o documento deve ser estruturado, resumido e objetivo, além de reforçar as principais qualidades do candidato que estejam de acordo com a vaga ofertada.


Informe visto ou cidadania

Se o candidato possui algum visto ou cidadania europeia, isto deve constar no currículo, pois será um grande diferencial para conquistar a vaga.


Currículo personalizado

Cada vaga exige um tipo de currículo. Por isto, será necessário adaptar o documento de acordo com a vaga pretendida. Não é aconselhável mentir sobre as qualificações e sim destacar as qualidades que a vaga exige e o candidato possui.


Parte acadêmica

O profissional deve incluir no currículo o maior grau de estudo, nome da instituição que se formou, curso (área), além da data de início e conclusão. Não esqueça de mencionar também formações complementares, como cursos e workshops.


Experiência profissional

O currículo deve conter, de forma resumida, as responsabilidade, realizações e projetos envolvidos do candidato. Deixar o trabalho mais recente no topo. Não é necessário mencionar todas as experiências profissionais, apenas citar três ou quatro mais importantes.


Ortografia

Importante ressaltar que a ortografia deve ficar impecável, utilizando um português correto e de fácil compreensão. Evite gírias. Muitas palavras em Portugal são diferentes do Brasil e em caso de dúvida pesquise na internet ou peça ajuda a alguém que tenha familiaridade com o idioma de lá.


Gostou das dicas? Qualquer dúvida conte com a ajuda do Currículo 10 para fazer o seu documento no formato europeu.







Depois disso, confira mais dicas em nosso Blog.
Da mesma forma, siga nossas redes sociais: LinkedIn e Instagra


plugins premium WordPress

Como está o seu currículo hoje?

Participe agora mesmo do nosso serviço de ANÁLISE GRATUITA DE CURRÍCULO, e entenda se você está alinhado as necessidades dos recrutadores e como você pode melhorar.